Vingadores: Era de Ultron é um típico blockbuster da Disney, sem maiores pretensões críticas ou reflexivas acerca do que há dentro ou fora da tela. Porém, sua conturbada turnê de divulgação trouxe à tona um aspecto de que Hollywood é acusada há tempos: sexismo. Pois o estúdio do Mickey acaba de dar mais motivos para tal, tendo cometido uma gafe tão grande quanto desnecessária.
Numa de suas grandes cenas no filme (talvez a maior), a Viúva Negra (Scarlett Johansson) salta de um Quinjet rasante, montada em sua moto, entrando em ação para ajudar o Capitão América (Chris Evans). Pois a sequência está sendo reproduzida pela Disney em seus bonecos. Mas por que são o Capitão América (personagem com maior tempo em tela) e outros Vingadores, e não a Viúva Negra, os grandes protagonistas nos produtos franqueados do filme?
A alteração é grotesca e sintomática. Em primeiro lugar, distorce um momento marcante do filme, relegando a fidelidade ao produto original para segundo plano para fins comerciais – o que não faz o menor sentido, já que o produto será comprado por fãs que certamente identificarão a distorção, e não deverão ficar nada satisfeitos com isso.
Em segundo, a iniciativa endossa as acusações de sexismo por parte da Disney, como vem sendo veiculado mundo afora. Ou é razoável colocar o Homem de Ferro sobre uma motocicleta, quando sua armadura é um modo de transporte de última geração que lhe permite voar além da estratosfera? Seria no mínimo mais plausível respeitar a integridade da sequência em questão, em que uma mulher normal demonstra suas incríveis habilidade e coragem para salvar homens com superpoderes (que têm ainda mais cenas de ação no filme). Não acha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário