O tremendo sucesso comercial de Cinquenta Tons de Cinza
jamais poderá ser atribuído ao seu roteiro roteiro "louco e
artístico". Simplesmente porque assim o material não é. Mas foi. E é
exatamente esse o motivo por Kelly Marcel, autora da primeira versão da
adaptação, se recusar a assistir ao filme.
“Meu coração ficou realmente partido durante o processo. De
verdade.", começou a escritora, em participação no podcast de Bret Easton
Ellis. "Não digo isso com nenhum tipo de amargura, raiva ou coisa do tipo.
Eu apenas sinto que eu não posso assisti-lo sem sentir nenhuma dor pelo quão diferente
[o filme] é do que eu escrevi inicialmente", continuou a roteirista, até
explicar que uma das alterações propostas foi uma narrativa não-linear.
"Eu queria que o filme começasse pelo final, para que
nós [os espectadores] pudéssemos nos encontrar [com os personagens] no meio.
Assim, você começaria com os espancamentos, e haveria alguns flashes ao longo
do filme", falou Marcel sobre a narrativa, até explicar a sua intenção
final: "Eu queria tirar todos os monólogos interiores de Ana. Eu queria
remover muitos dos diálogos. Eu sentia que poderia ser um filme realmente sexy
se não tivesse tanto falatório no meio."
Kelly Marcel entende por que seu material não foi mantido.
Sobre as brigas entre a diretora Sam Taylor-Johnson e a escritora E.L. James,
ela opinou que é mesmo muito difícil trabalhar "algemada" (belo
trocadilho) e "incapaz de implementar sua visão criativa", mas que
essa situação esteve sempre muito clara. Marcel percebeu isso muitas semanas
antes do início das filmagens.
"Quando eu entreguei o roteiro, eu percebi que quando
eles diziam "Sim, isso é exatamente o que queremos' e 'Você pode escrever
tudo o que quiser e tornar isso louco e artístico', era tudo uma absoluta
mentira. Absolutamente", disse Marcel, enfática, até abrir o jogo sobre a quem
se referia: Erika Leonard James, autora dos livros e produtora do filme.
"Erika ficava 'Não é assim que eu quero que seja, e eu
não acho que esse é o filme que os fãs estão procurando...' Enfim, Erika teve
mesmo todo o controle."
Cinquenta Tons de Cinza fez surpreendentes US$569 milhões ao
redor do mundo, tornando-se o filme para maiores de 18 anos recordista de
bilheteria.
Cinquenta Tons Mais Escuros, o segundo capítulo da franquia,
estreia em fevereiro de 2017.
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